Bordeaux, Aquitaine
- Liliana Vicente
- 15 de set. de 2017
- 4 min de leitura
A região de Aquitânia é a terceira maior região de França, e tenho que admitir que esta é uma das regiões pela qual eu mais me apaixonei.

A cidade é pequena e muito charmosa, com várias pracinhas para tomar um drinque e relaxar. Tudo é muito perto e dá para passear bem a pé e conhecer a cidade tranquilamente.
A cidade de Bordeaux é considerada a cidade da arte e da história, e não é a toa que foi classificada como património mundial da UNESCO em 2007.
Coisas a não perder em Bordeaux
Museu do vinho - La Cité du Vin
Para quem é fã de vinho, como eu, o museu do vinho em Bordeaux, é uma paragem obrigatória! Vale muito a pena conhecer, uma das coisas que achei mais engraçado foi que podemos sentir os aromas dos objectos ou combinação de objectos que um vinho pode ter.
O preço varia se tiverem interesse em ver as exposições ou não, mas está entre 15€ e 20€ com degustação de uma taça de vinho. Esta degustação é realizada em um mirante, a 35 m de altura, com vista privilegiada sobre o cais de Bordeaux.

Monumento aos Girondinos
O monumento aos girondas fica na praça Quinconces, e foi construído em memória dos deputados girondinos vítimas da revolução francesa. Junto a este belo monumento tem uma enorme praça onde muitas vezes abriga feiras e parques de diversões. Vale a pena visitar à noite pois as luzes que iluminam a fonte e as colunas rostrais dá um efeito muito bonito.

Catedral de Bordeaux
Não sou arquiteta mas as igrejas/catedrais são sempre os edifícios que eu mais gosto de admirar. A catedral, de estilo gótico, impressiona pelos detalhes em cada pedacinho de pedra.

Ponte de Pedra (Pont de Pierre) e a Porta de Borgonha
Antes chamada de ponte Napoleão, a ponte de Pierre foi a primeira ponte que permitiu atravessar o rio Garona conectando o centro da cidade com os bairros da outra margem. Exactamente no eixo da ponte está uma das seis portas que existem na cidade, porta de Borgonha, construída em homenagem ao Duque de Borgonha. Uma das portas que também vale a visita é a La Grasse Cloche (o grande sino). Como o próprio nome indica, no topo da torre tem um grande e belíssimo sino e esta está conectada com a encantadora igreja católica Saint-Élio.

Praça de La Borse e o Espelho de água
Hoje a praça de La Borse é das mais importantes na cidade de Bordeaux. Aqui é onde acontecem muitas manifestações, movimentos e paradas importantes. A fachada dos belos edifícios é usada como uma tela gigante para essas animações e festas (como por exemplo a festa do vinho). A mais bela vista da praça na verdade é do outro lado da estrada, onde tem um "espelho de água" que reflecte a imagem na água. Durante o verão é palco para brincadeiras de crianças (de todas as idades) e à noite, com alguma paciência, podem tirar fotos lindíssimas.

Vinhas de Bordeaux
Como estamos a falar de Bordeaux, não podia deixar de falar das suas famosas vinhas. Com 4,3 milhões de visitantes por ano, 31% dos quais turistas estrangeiros, o Gironde é o principal destino de enoturismo da França. Existem várias empresas de turismo que fazem passeios às várias regiões, fazendo um tour completo pelas vinhas, pelos famosos e deslumbrantes Chateaux (castelos) e claro dando espaço para as deliciosas degustações de vinhos.
Só a região de Médoc tem mais de 70km de vinhas e ao percorrê-las nota-se logo ao lado o rio "Le Gironde", que por sua vez fornece a água às vinhas. Com agência ou por vocês mesmos eu recomendo passear pelas vinhas, encantar-se com os mais lindos castelos e saborear o que a região tem de melhor, o vinho de Bordeaux!
Tenho de dar destaque a uma pequena mas tão importante cidade desta região, Saint-Emilion. Suas vinhas foram incluídas no Patrimônio Mundial da Humanidade, sob o título de "Paisagem Cultural", pela primeira vez no mundo.
Fica cerca de 40 min de carro de Bordeaux e é um verdadeiro museu ao ar livre. Cada pedra parece respirar história e passear pela vinhas é um verdadeiro conto de fadas. Cada metro que passávamos era mais bonito do que o outro. Vale muito a pena reservar um dia do seu roteiro para vaguear na cidade.
Dicas de Restaurantes em Bordeaux
Toda esta viagem pela França serviu para ter a certeza que os franceses realmente têm uma culinária fantástica (não consigo dizer que é a melhor do mundo porque também tenho uma paixão especial pela comida italiana e até porque ainda não experimentei todas do mundo mas está na lista!). Os franceses levam muito a sério as refeições e a importância da qualidade dos ingredientes, por isso o resultado só podia ser dos melhores. Abaixo coloco algumas dicas de restaurantes.
Glouton Le Bistrot - Bem atrás da catedral, este bistrot tem uma pequena esplanada do lado de fora e logo à entrada flores, pães e presuntos decoram uma mesa central e abre o apetite de quem entra. O menu é "vivo", eles variam os pratos consoante a época e oferecem diferentes experiências (a maioria dos restaurantes na frança é assim preferindo ingredientes frescos). Comi um risoto de açafrão maravilhoso! Para acessarem o site para mais detalhes basta clicarem aqui.
Dan - Este restaurante é bem moderno mas sem abdicar da cozinha tradicional e claro, do sabor. O restaurante é discreto, pequeno mas muito aconchegante e bem no centro da cidade, logo atrás da igreja católica Saint-Pierre.Para acessarem o site para mais detalhes basta clicarem aqui.
Racines by Daniel Gallacher -Após ter integrado na equipe do renomado Alain Ducasse, o chefe Daniel Gallacher, abriu o seu próprio restaurante e descreve a sua culinária como gráfica, criativa e não conformista. Acabamos não tendo tempo de conhecer mas está na listinha de "want to go"! Para acessarem o site para mais detalhes basta clicarem aqui.
L'Huitrier Pie - Este restaurante fica no centro de Saint-Emilion. A esplanada simula um "fundo de quintal" super acolhedor com árvores reais de decoração e com um ar bem caseiro. Para acessarem o site para mais detalhes basta clicarem aqui.
Algum de vocês já foi a Bordeaux ou Saint-Émilion? O que mais gostaram? Deixa o teu comentário e partilha a tua história.
Um beijo e um abraço apertado!
Liliana
Comments